Como caminha a Fila da Adoção?
top of page

Como caminha a Fila da Adoção?

Durante todo o processo de habilitação à adoção escutamos muito sobre a fila da adoção, que após estarmos habilitados à adoção seremos inseridos no Sistema Nacional de Adoção (SNA). Mas com o passar do tempo após habilitados vemos inúmeras pessoas adotando e a cada vez mais aumenta a nossa angústia de que nossos filh@s não chegam.

Então começam as perguntas: Como funciona essa fila de adoção? Porque pessoas que foram habilitadas depois de você conseguem adotar antes de você? Porque demora tanto para você ser chamado?

Sei que é difícil de entender, até porque também estivemos nesse lado (como habilitandos e habilitados). Mas o que gera a maior angústia na “fila da adoção” é justamente o fato do sistema se chamar “Nacional”.

Temos uma palestra que explicamos sobre isso, mas é sempre importante relembrar:

"A fila da adoção, funciona de várias formas, e a forma Nacional é o último deles"

E este detalhe pode afetar muito o tempo de espera para quem tem um perfil mais limitado, principalmente para os que desejam crianças pequenas.

É importante lembrar que a VIJI (Vara da Infância e Juventude e do Idoso) busca famílias para as crianças, e não crianças para as famílias. *A REAL FILA É DA CRIANÇA!*

Dito isto, a busca por família acontece da seguinte forma:

1º) Dentro da Própria Comarca: (Por exemplo: Se a criança esta dentro da responsabilidade da 3ªVIJI, as famílias da 3ª VIJI teriam prioridade sobre a indicação dessa criança.)

2º) Busca Municipal: (Não encontrando dentro da comarca pnde a criança se encontra, aí então vai se expandindo o filtro, assim sucessivamente até encontrar um pretendente)

3ª) Busca Estadual

4º) Busca Nacional: Faz uma busca no cadastro e caso não surjam famílias de imediato, normalmente começa a se aplicar a chamada “Busca Ativa”. 5º) Busca Internacional: Só acontece na forma de Busca Ativa através das Agencias de Adoção internacional cadastradas no SNA.

Em todas as etapas estamos considerando que esteja sendo feito um FILTRO do PERFIL da criança. Este filtro é EXATAMENTE O PEFIL INFORMADO NA HABILITAÇÃO (ou atualizado posteriormente) E CADASTRADO NO SNA.


PORÉM!!!!!!!!

Com o novo SNA alguns processos de busca por famílias estão em processo de mudança e que podem assim dificultar temporariamente essas buscas!!!

Para o novo SNA pelo que entendi, existe um “projeto de lei” (não sei o termo correto) que estimula os juízes à fazerem a busca inicial à nível Municipal;

Desta forma não priorizando a Comarca. Porém como ainda não é um obrigatório, alguns juízes foram adeptos à ideia e outros não. Naturalmente, se você esta em 10º lugar na fila geral de Habilitados, à nível Municipal este número pode passar para 100º…. Esse mudança pode trazer benefícios para as VIJIs com um número grande de habilitados, mas pode prejudicar as VIJIs com poucos. Mas para quem ainda esta se habilitando “não afetará”, mas afetará o tempo médio de adoção que aquela comarca por onde estão se habilitando tinha.


MAAAAASSSSSS!!!! Nem tudo é notícia ruim!!❤🙏

O novo sistema SNA tem uma função AUTOMATIZADA de cruzamento de dados diário!

O próprio sistema cruzará os dados das famílias cadastradas no SNA e das crianças disponíveis para adoção e informará a VIJI responsável que houve um “Match” entre família e criança. A partir dai a VIJI tem 15 dias para fazer contato com essa família, se não o próprio SNA fará contato com essa família através de email! *Por isso ter os contatos sempre atualizado e corretos no SNA!* Agora fica a pergunta: O QUE FAZER PARA MELHORAR ESSE CENÁRIO?? Lutar por maior investimento do governo em pessoal nas VIJIs: Pessoas bem qualificadas para fazer um trabalho organizado, ágil e eficaz. Além de claro, mais pessoal. Mas, principalmente em lutar para que o governo separa a VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE da VARA DO IDOSO!! ADOÇÃO e tudo à que se refere (Habilitação, abrigamento, destituição, etc) não podem competir com grau de importância da Vara do Idoso. A caminhada da Adoção deve acontecer esse ano novamente. Este é o momento perfeito para se fazer ouvir, mostrar a indignação sobre esta situação, lutar por melhor tratamento, lutar pelos vossos direitos!! 💪 Então não sejam apenas espectadores, venham e sejam participantes ativos!! #juntossomosmaisfortes #gaadba

191 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page