Dúvidas
Frequentes
Você tem mais algum dúvida que não encontrou aqui? Pergunte à nossa equipe. Teremos o prazer em ajudar.
Habilitação à Adoção
Quando acontece os encontros para HABILITAÇÃO À ADOÇÃO do Grupo de Apoio à Adoção?
ENCONTROS MENSAIS DO GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO DE BRAÇOS ABERTOS
Nossos encontros acontecem TODO PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS* das 10h as 12h, na Universidade Estácio de Sá - Campus R9.
Não há necessidade de inscrição prévia para este encontro. É só chegar e participar.
O endereço do Nosso encontro: Rua André Rocha 838, Taquara (Na Universidade Estácio de Sá - campus R9), Rio de Janeiro, RJ.
Como faço para consultar o andamento meu processo de Habilitação à Adoção?
*Este procedimento só serve para verificação dos processos da Habilitação à Adoção do estado do Rio de Janeiro.*
Você pode consultar seu processo através do link do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ): http://www4.tjrj.jus.br/ConsultaUnificada/consulta.do#tabs-numero-indice0
Tendo dúvidas sobre seu processo solicitamos que faça contato com nossa equipe.
Quem pode participar dos encontros de Habilitação à Adoção?
TODO SÃO BEM VINDOS AOS ENCONTROS DE HABILITAÇÃO À ADOÇÃO!
PÓS-Adoção
Quando acontecem os encontros do grupo de PÓS-ADOÇÃO?
Não há necessidade de inscrição prévia para este encontro. É só chegar e participar.
O endereço do Nosso encontro:
Rua André Rocha 838, Taquara (Na Universidade Estácio de Sá - campus R9), Rio de Janeiro, RJ.
Quem pode participar dos encontros de Pós-Adoção?
Só é permitido participar da roda de conversa do PÓS-ADOÇÃO aquelas famílais que já tenham adotado ou estejam em processo de aproximação com a criança adotada.
É obrigatório a participação da criança nos encontros de Pós-Adoção?
Não! A particiapação da criança é completamente voluntária. Porém ressaltamos que temos um espaço de recreação para que as crianças possam de divertir durante o tempo da Roda de Debate do Pós-Adoção com os Pais.
Para que serve o Pós-Adoção?
Nosso objetivo é criar um ambiente confortável e interativo de forma com que os Pais e Mães formados pela adoção possam compartilhar suas experiências sobre os desafios da parentalidade e diversos outros assuntos.
É uma oportunidade para conhecer outras famílias formadas por adoção, trocar experiências, opiniões, desabafar e até mesmo buscar ajuda.
Quando que devemos parar de frequentar aos grupos de apoio à adoção?
Não existe um tempo certo para parar de frequentar aos grupos de apoio à adoção. O objetivo nos grupos de PÓS-Adoção é para que as familias possam passar pelo período de adaptação desta nova formação familiar com mais tranquilidade e podendo contar com o apoio do grupo e de outras famílias que também adotaram. Sempre podendo retornar quando sentir vontade. O grupo estará sempre de Braços Abertos para acolher vocês novamente.
Faz muito tempo que parei de frequentar à um grupo de PÓS-Adoção. Posso voltar a frequentar?
Sempre que encontrarem alguma dificuldade ou desafio que envolva a criação do filh@ ou os desafios da adoção, podem retornar ao grupo de Pós-Adoção. Se você já adotou você pode participar do grupo sempre que desejar.
Visitação Abrigos
Como faço para participar da VISITAÇÃO À INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO?
Nossas visitações às instituições de acolhimento acontecem de forma programada conforme demanda da 3ª Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Capital do Rio de Janeiro (3ªVIJI). Atualmente realizamos visitações apenas nos abrigos da 3ª VIJI.
Para participar das visitações os interessados precisam ter ao menos 2 reuniões comprovadas em Grupos de Apoio à Adoção da 3ªVIJI, ou ter assistido à palestra de tema “Visitando a Instituição de Acolhimento”.
*As datas da visitação serão informadas com antecedência e as inscrições para estas visitações serão disponibilizadas em nossos encontros mensais.* Vagas remanescentes serão disponibilizadas online para interessados, desde que cumpram com as exigências para participar da visitação.
Para poder acompanhar as datas das visitações visite nossa página no Facebook periodicamente: www.facebook.com/gaadebracosabertos
Outras Dúvidas
Como faço para poder adotar?
Para poder adotar uma criança é necessário estar habilitado. Para isso é necessário fazer o
Processo de Habilitação à Adoção na Vara da Infância, Juventude e do Idoso (VIJI) da sua comarca.
Você pode consultar o passo-a-passo da adoção através da imagem ao lado.
Para iniciar seu processo de Habilitação à Adoção basta comparecer à VIJ da sua comarca acompanhado dos documentos solicitados para dar entrada no Processo.
Cada VIJI pode ter procedimento diferente para Habilitação. Então busque a VIJI ou os Grupos de Apoio à Adoção próximos à você para se informar. Em algumas comarcas você terá o Grupo de Apoio à Adoção (GAA) dentro da própria vara, e nos casos que não tenham o próprio GAA eles te encaminharão para um grupo próximo.
O tempo de duração do processo de Habilitação à Adoção varia muito de uma comarca para outra. Porém é importante frisar que você deve correr com seu processo de Habilitação à Adoção na COMARCA DE SUA RESIDÊNCIA, e não na comarca de sua escolha.
Na Adoção Interestadual, preciso contratar um advogado no outro estado?
Para quem pensa em adotar em outro estado é importante saber que será necessário constituir um advogado ou defensor publico “lá e cá”.
Após receber a indicação da criança e estiver em aproximação com o filho(a)(s) de vocês, terão a necessidade de constituir um advogado ou defensor público durante a etapa da aproximação à adoção para poder dar entrada na adoção.
CORONAVÍRUS
Posso adotar durante o período de isolamento social?
Sim. As Varas da Infância, Juventude e do Idoso durante o período de isolamento social por causa do Coronavírus estão funcionando em caráter de urgência. E como as adoções são consideradas de caráter de urgência, elas são realizadas dentro das possibilidades e medidas de segurança conforme recomendações do ministério da saúde.
As Varas da Infância, Juventude e do Idoso estão funcionando durante a quarentena?
Muitas das Varas da Infância, Juventude e Idoso estão funcionando apenas em caráter de urgência durante esse período de quarentena e isolamento social. A data em que as atividades voltarão ao normal serão informadas pelo governo através da mídia. Acompanhe pela TV, Rádio e Online. #FiqueEmCasa.
Posso abrir um processo de habilitação à adoção durante a Pandemia?
Durante o período de quarentena a abertura de novos processos de habilitação à Adoção está impossibilitado devido ao fato das Varas estarem fechadas ao público em geral, e trabalhando unicamente em caráter de urgência. As VIJIs em que esse processo seja feito de forma virtual podem ser uma excessão.
O processo de Habilitação à Adoção vai correr normalmente durante a quarentena?
Não! Por decreto, todos os processos físicos e digitais tiveram seus prazos afetados pelo período de quarentena. Durente o período de suspensão dos prazos dos processos TODOS os processos (seja da Habilitação à Adoção ou os de Adoção) estão com seus prazos CONGELADOS. Resumidamente, os prazos voltarão a contar da onde pararam quando o período de suspensão terminar e as atividades forem retomadas.
Como posso fazer contato com a vara da infancia durante a Pandemia?
Reforçamos que as Varas da Infancia, Juventude e do Idosos estão fechadas e não estarão fazendo atendimento ao público em geral! Por este motivo dê preferencia por fazer contato através dos canais de atendimento remoto como Telefone, Site e Email.
Como consultar o andamento do processo de habilitação durante a pandemia?
Você pode consultar o andamento do seu processo ONLINE através do site do fórum.
As reuniões obrigatórias do processo estão acontecendo?
Muitos grupos de apoio à Adoção estão se esforçando durante esse período de pandemia para poder manter o tema adoção em pauta e vivo através de encontros virtuais. Porém por se tratar de uma condição fora do comum, nem todo encontro servirá como encontro obrigatório para o processo de habilitação à adoção da sua comarca. Desta forma recomendamos que converse com seu Grupo de Apoio à Adoção de sua preferência e procure sabe quais encontros virtuais estão sendo válidos para seu processo de habilitação.
Como faço para participar das reuniões online?
Cada encontro virtual tem sua forma de se inscrever ou só acessar. Procure saber com quem esta organizando o encontro.
Onde posso acomapanhar as datas dos encontros virtuais?
Em diversas plataformas, como em grupos de Whatsapp, Facebook, ou Instagram.
Como faço alteração no meu "perfil da criança" durante o período de quarentena?
Durante o período de quarentena é possível que você não consiga ou tenha dificuldade para conseguir fazer essas alterações, pois lembre-se que as VIJIs estão funcionando apenas em caráter de urgência durante esse período de quarentena.
As entrevistas para o processo da Habilitação à Adoção estão acontecendo de forma virtual?
Algumas VIJIs estão realizando algumas atividade de forma virtual. Porém lembre-se que sta não é uma condição unanime para todas as VIJIs, nem para todos os casos. Então procure se informar com a sua VIJI para obter essa informação se forma precisa.
Como faço ir pessoalmente ao fórum durante esse período de Pandemia?
Não vá! Durante esse período de Pandemia #FiqueEmCasa.
Como faço para entregar a documentação pendente durante o período de quarentena?
Infelizmente não tem como. Exceto para possíveis casos de VIJIs que funcionem de forma digital.
Como devo proceder se recebi uma intimação durante a quarentena para entrega dos documentos?
Provavelmente esta intimação foi emitida antes de ter sido decretada a quarentena e a correspondência só foi entregue durante a quarentena.
Como faço a renovação de Guarda para fins de adoção ou Curatela durante a Pandemia?
Cada VIJI esta trabalhando de um jeito para poder atender às famílais que estão com guarda para fins de adoção. Procure se informar o quanto antes com a sua VIJI como você derverá proceder para fazer a renovação da guarda. NÃO DEIXE PARA EM CIMA DO PRAZO!!!
Como faço para cumprir com a exigência das Visitações ao Abrigo durante a quarentena?
Não tem como! Durante o período de quarentena as visitações guiadas ao abrigos como parte do processo de habilitação à Adoção estão suspensas e sem data para serem retomadas.