Encontros

HABILITAÇÃO ADOÇÃO

Se você pensa em adotar este é o local certo para você buscar informações e se orientar.

Com o foco em difundir as informações sobre Adoção, realizamos encontros mensais onde é debatido com os participantes assuntos sobre o mundo da adoção e os trâmites legais para que famílias pretendentes possam adotar tanto no Brasil como em outros países de forma legal e para sempre. O Grupo de Apoio à Adoção é um grupo inclusivo que dá orientação e suporte para todos que desejam adotar, através de encontros mensais, realizados TODO 1º SÁBADO DO MÊS, das 10 as 12h (saiba mais). Hoje os encontros em Grupos de Apoio à Adoção (GAAs) fazem parte, como etapa obrigatória exigido por alguns juízes, nos processos de Habilitação à Adoção.

TODO
1º SÁBADO do mês*

Encontros Mensais

Uma vez por mês realizamos nossos encontros para falar sobre adoção. Acompanhe abaixo nosso calendário dos grupos de Habilitação à Adoção, do Pós-Adoção e das Visitações aos Abrigos.

*As datas dos nossos encontros podem sofrer alteração devido à feriados ou questões logísticas. Consulte nosso calendário para não perder nenhuma data.

 
 

Como Adotar

PASSO-A-PASSO

PENSOU EM ADOTAR?

Então é muito importante que você entenda o processo e conheça todas as etapas antes de embarcar nessa jornada. E para poder te ajudar preparamos esse passo-à-passo sobre as etapas de como adotar.


O processo pode sofrer variações de uma comarca para outra, porém buscamos abordar da forma mais ampla possível para que possa ter uma visão panorâmica do processo.

Podemos resumir as fases da adoção da seguinte forma:

  1. Habilitação à Adoção

  2. Aguardar indicação da criança

  3. Aproximação

  4. Convivência

  5. Adoção

  6. Sentença

Ficha_de_Comparecimento_+_Caminho_da_Ado
 

Assista o passo-a-passo

COMO ADOTAR

Veja como dar entrada no seu processo de habilitação e como preencher a documentação necessária para o processo de habilitação à Adoção.
Neste vídeo usamos a 3ª Vara da Infância e Juventude da comarca da Capital do Rio de Janeiro como referência por consideramos um processo completo e exemplar.

Documentos

Habilitação à Adoção

Faça download do KIT Habilitação para ter acesso à listagem de documentos necessários para dar entrada no Processo de Habilitação à Adoção na 3ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso da comarca da Capital do Rio de Janeiro. Estes mesmos documentos servem como referência para um processo de habilitação à adoção em outras comarcas.